AO VIVO
Menu
Busca quinta, 21 de outubro de 2021
Busca
Goiânia
30ºmax
21ºmin
Correios Celular - Mobile
Internacional

Assessores afirmam que opositor russo foi envenenado ao beber água em hotel

Alexei Navalny é crítico ferrenho do governo de Vladimir Putin

17 setembro 2020 - 11h22Por Jennifer Vargas*

Depois de passar mal em um voo e ser internado com suspeita de envenenamento, Alexei Navalny já se recupera sem ajuda de aparelhos na Alemanha. Assessores do ativista, que é crítico ferrenho do governo de Vladimir Putin, informaram que ele foi envenenado ao beber uma garrafa de água em hotel.

Em vídeo postado nas redes sociais, é possível ver a equipe inspecionando o quarto onde Navalny estava hospedado na cidade de Tomsk, na região da Sibéria, cerca de uma hora após a informação de que ele havia passado mal durante o voo sob circunstâncias suspeitas.

De acordo com os assessores, foram encontrados restos da substância neurotóxica com que o líder da oposição foi enveneado em uma garrafa recuperada do local, o que desmonta a ideia de que o episódio poderia ter ocorrido no aeroporto, como inicialmente divulgado. Um laboratório militar alemão concluiu em 3 de setembro que a substância é da família Novichok, criada na época da União Soviética para fins militares. 

A Rússia diz não ter encontrado evidências de envenenamento. Por ora, o ativista político segue se recuperando, mas ainda não há previsão de alta. 

*Com informações da AE